Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Granulometria

O controle granulométrico tem como finalidade determinar a distribuição granulométrica de uma amostra de material (verificar se está condizente com a especificação requerida pelo fornecedor) e avaliar a classificação realizada por um equipamento de peneiração. A operação de avaliação da granulometria de uma amostra é feita com auxílio de agitadores.


Granulometria

É o estudo ou determinação das dimensões das partículas sedimentares. Os estudos granulométricos servem para determinar a distribuição percentual das várias frações granulométricas de um sedimento, sendo importante elemento de diagnose das condições de transporte e sedimentação prevalecente no momento de sua deposição.
Em sedimentologia há várias escalas granulométricas, sendo que a mais utilizada a Escala de Wentworth.

Intervalo granulométrico (mm) - Nome
>256 - Matacão
256 a 64 - Bloco ou Calhao
64 a 4,0 - Seixo
4,0 a 2,0 - Grânulo
2,0 a 1,0 - Areia muito grossa
1,0 a 0,50 - Areia grossa
0,50 a 0,250 - Areia média
0,250 a 0,125 - Areia fina
0,125 a 0,062 - Areia muito fina
0,062 a 0,031 - Silte grosso
0,031 a 0,016 - Silte médio
0.016 a 0,008 - Silte fino
0,008 a 0,004 - Silte muito fino
<0,004 - Argila

Observação: Na natureza, muito dificilmente encontramos sedimentos clásticos totalmente esféricos, portanto as dimensões dadas na coluna referem-se ao diâmetro maior. O nome Argila tem duas conotações importantes na Geologia: tanto se refere a uma granulometria muito fina (<0,004 mm) como a um grupo importante de minerais, também conhecidos como Argilo-minerais. Da mesma forma alguns autores, principalmente nas Engenharias, referem-se a Areia como sinônimo de grãos de quartzo, na medida que a grande maioria dos grãos da fração Areia é deste mineral.


Ensaio de Granulometria


O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
Tem como objetivo proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário